SINVAL SANTOS

"A todo e qualquer momento,

Em toda e qualquer ação

Deixe fluir o sentimento

Leve da meditação."

domingo, 4 de outubro de 2009

SEMANA VEGETARIANA DE BELÉM


Estive na mostra de vídeos no Memorial dos Povos descrita na programação abaixo, o que me deixou muito feliz. Foi possível conhecer um bom número de pessoas que acredito não serem vegetarianas por ideologia religiosa, mas sim por consciência, por percepção mental atenta, por bondade, por conhecimento. Pois assim, com a mente livre de dogmas e crenças e condicionamentos impostos pela religião é possivel seguir refletindo de maneira livre, lógica, racional e verdadeiramente humana sobre as bases científicas, éticas e filosóficas que motivam a adoção do regime alimentar vegetariano.

Vegetarianismo e Ecologia, Religiosidade, Filosofia, Ética são coisas inseparáveis, lembro de ter lido um artigo publicado durante as dicussões de uma das grandes conferências sobre ecologia ocorridas no Rio de Janeiro nos anos 80 em que um dos participantes declaraou"desconfie de um ecologista que fume", acho que o mesmo é perfeitamente aplicável para ecologistas, para ativistas de sociedades protetora de animais, para filósofos, sacerdotes, e autoriadades ligadas a saúde que comam carne. Essa reflexão pode ser aplicada a prática sedimentada pelas autoridades religiosas da época, justificadora de tantos atos cruéis impostos aos escravos e aos índios a partir da divulgação que estes seres não tinham alma então não deveriam ser considerados seres humanos, permitindo assim todo tipo de maldade. E assim os animais devem continuar a ser maltratados com a mesma justificativa, por não serem seres humanos? E o que é ser humano? Será que é ter a condição de se criar teorias para poder justificar intelectuamente, cientificamente, oralmente, graficamene a maldade que se causa aos seres mais frágeis?

Acredito que após a assitência dos vídeos é possível sensibilizar mesmo quem é carnivoro pois a condição de maldade com que os animais são tratadados é muito clara e os malefícios da ingestão de carne são expostos por renomadas autoridades da área da saúde. Vale ressaltar que pelo menos o vídeo 'A CARNE É FRACA" do instituto Nina Rosa é possível baixar pela internet no YOUTUBE em capítulos.

Enfim, É necessária a divulgação de que ser vegetariano leva quem adotar esse regime a um conhecimento e a uma prática que por sí só poupa a Amazônia da devastação imposta pelo absurdo da pecuária e da monocultura, não só preservando a vida dos animais mas a própria saúde. Por isso tudo, vale a pena divulgar e conhecer o VEM, VEGETARIANOS EM MOVIMENTO, grupo que se movimenta pela causa aqui em Belém, do Pará, Amazônia, planeta terra.



SEMANA VEGETARIANA DE BELÉM

VEM conhecer o vegetarianismo! DIA 3 e 4 de Outubro de 2009


PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS

  • Documentário: "A carne é fraca"
    Saiba os impactos do ato de comer carnes para a sua saúde, para os animais e para o planeta.
    Sábado, dia 03/10, às 15h30 - no Memorial dos Povos

  • Documentário: “Olhe nos Olhos”
    Trata da destruição dos ecossistemas, Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia, e dos impactos dos alimentos a base de carnes em nossa saúde.
    Sábado, dia 03/10, às 17h30 - no Memorial dos Povos

  • Encontro Vegetariano na Praça da República
    Na Barraca do VEM, na praça da República, na osvaldo cruz em frente a Rua Frei Gil.
    Domingo, dia 04/10, a partir das 9h00



Informação: 91019198 (karla)/ 8134-5072 (Flávio)/ 8148-9056
Email:
vem.amazonia@gmail.com