SINVAL SANTOS

"A todo e qualquer momento,

Em toda e qualquer ação

Deixe fluir o sentimento

Leve da meditação."

domingo, 22 de agosto de 2010

Pastora e antropóloga Rosa Marga Rothe será condecorada com o título de Doutora Honoris Causa

Segunda-feira, 23 de Agosto de 2010 2:43:15Enc: Enc: Pastora e antropóloga

Caros Companheiros e amigos
Existem dias que são muito especiais, principalmente quando recebemos uma quantidade de notícias felizes e hoje é um deles, e umas das tantas notícias que recebí hoje vem de uma pessoa que aprendo a admirar cada vez mais, a cantora e compositora Iva Rothe, que traz entre seus tantos atributos, um grandemente especial que é o fato de ser filha da pastora Marga Rothe, com certeza motivo de felicidade mútua.
Ao nos trazer a informação da condecoração enquanto Doutora Honoris Causa, traz juntamente com a felicidade aos nossos corações, a memória de doces momentos de militancia, às reuniões de articulação no início dos anos 80 das lutas sociais, da articulação dos centros comunitários do Bairro da Pedreira, dos movimentos culturais do Bairro.
A importancia de sua atuação mostra o quanto pessoas que não tem formação academica na área artística mas que tem sensibilidade e visão podem contribuir para a expansão dos espaços e interesses na área gerando frutos nos movimentos sociais como um todo inclusive impulsionando o interesses dos militantes pela carreira artístitca e dos interessados na carreira artísticas a se envolverem com os movimentos sociais pois sua igreja, suas pregações, suas ações paroquiais eram um incentivo permanente a arte, muita arte, arte em tudo, prenunciando naqueles anos difíceis, a arte de transformação, tão necessáriamente divulgada por algumas organizações atuais.
Quem frequentou sua paróquia pode participar de oficianas diversas voltadas para a arte e o artesanato passando o Babi grande bonequeiro do nordeste a fazer lá sua morada deixando sua arte para muitos que passaram posteriormente a frequentar a Unipop e a fundação Curro Velho enquanto instrutores.
A doce lembraça do "Luau" evento que ocorria durante a noite de lua cheia, aguardado com ansiedade no calendário por artistas emergentes, e por um público formado por militantes das várias esferas sociais e culturais. Era o espaço frequentado por Ronaldo Silva e Ruy Baldez criadores do badalado Arraial do Pavulage, por Rafael Lima , Henry Burnet, e outros.
Os eventos culturais de sua igreja inspiravam e complementavam os eventos de outras igrejas do bairro como da Igreja Nsa. Sra. de Aparecida que tinha enquanto pároco o Padre holandes João Maria Van Doren, seu irmão de lutas sociais e de incentivo à culltura o que inspirou-me a escrever um TCC, Trabalho de Conclusão de Curso sobre a FECAP, Feira de Cultura dos Artistas da Pedreira.
Marga nos mostra, na contra-mão de tantos intelectuais estéreis, omissos a melhor e maior forma de doutorado e que vale a pena ouvir explanações, que mostra a aplicação prática na transformação social, aquele em que a tese é a própria vida e o risco de perdê-la em função de um mundo melhor em que se enfrente os injustos e se solidarize com os injustiçados.
HÁ BRAÇOS
Sinval Santos


----- Mensagem encaminhada ----
De: Iva Rothe-Neves
Enviadas: Sábado, 21 de Agosto de 2010 19:08:52
Assunto: Pastora e antropóloga Rosa Marga Rothe será condecorada com o título de Doutora Honoris Causa




Pastora e antropóloga Rosa Marga Rothe será condecorada com o título de Doutora Honoris Causa 19/08/2010 - A Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Ex-Ouvidora do Sistema Estadual de Segurança Pública do Pará, Ms. Rosa Marga Rothe será condecorada, no próximo dia 3 de setembro, às 20 horas, no Auditório do Colégio Sinodal, em São Leopoldo, com o título de Doutora Honoris Causa pela Faculdades EST.

Na véspera da outorga do título, 2 de setembro, às 20 horas, no Auditório da Faculdades EST, a pastora luterana ministrará conferência pública sobre a temática Direitos Humanos e Cidadania – Desafios para a Teologia e a ação pastoral das igrejas.

Como pioneira da vivência do evangelho de Jesus Cristo junto aos movimentos sociais do estado do Pará, afirmou o reitor da Faculdades EST, Dr. Oneide Bobsin, a pastora Rosa Marga Rothe transcendeu os limites das instituições que esqueceram de seus compromissos com a dignidade de todos os seres humanos, especialmente dos excluídos pelas desigualdades sociais.

Segundo o reitor, a voz profética de Marga Rothe denunciou injustiças, expondo os poderes que matam seres humanos e demais seres da Criação. "A Faculdades EST outorga este título à pastora Marga Rothe e aos movimentos sociais que lutam pela dignidade da vida, a fim de que a graça e a verdade se encontrem e a paz e a justiça se beijem, conforme Salmo 85, 10", destacou.

Primeira pastora ordenada a trabalhar junto à Comunidade Evangélica Luterana de Belém do Pará, Marga Rothe é reconhecida nacionalmente por sua militância em prol dos direitos humanos, tendo desempenhado papel protagonista frente ao Movimento pela Libertação dos Presos do Araguaia na década de 80 do século passado.

Presidenta da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH) entre 1987 e 1991, coordenou a equipe de Educação Popular do Centro de Intercâmbio de Pesquisas e Estudos Econômicos e Sociais, promovendo a alfabetização de adultos a partir do método Paulo Freire.

Filha de imigrantes alemães, Marga Rothe ingressou no curso de Teologia da Universidade Federal do Pará em 1976, concluindo o mestrado em Antropologia Social nesta mesma universidade, em 1998. Preocupada com a garantia dos direitos das mulheres e de setores sociais marginalizados, contribuiu ativamente para a criação, na década de 80, da Pastoral Popular Luterana (PPL).

Em sua atividade como Ouvidora do Sistema de Segurança Pública no Estado do Pará, Marga Rothe contribuiu para diminuir a ocorrência de crimes e torturas impetrados por agentes de segurança pública, articulando também o Programa de Proteção de Vítimas, Familiares e Testemunhas de Violência (PROVITA).

Em reconhecimento à sua militância foi condecorada, em 2004, com o prêmio de Direitos Humanos conferido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos do gabinete da presidência da República e, em 2008, com o Prêmio José Carlos Castro, concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Belém do Pará.

Nascida em Mückenberg, na Alemanha, Marga Rothe é divorciada e tem dois filhos e uma filha. Antes de vir para o Brasil com a mãe e duas irmãs no final da década de 40 do século passado, experimentou ainda criança as perseguições contra mulheres e meninas na conjuntura do pós-guerra.

Antes de concluir o curso de Teologia e tornar-se referência na promoção e garantia dos direitos humanos, especialmente no estado do Pará, a pastora luterana trabalhou como vendedora, caixa, auxiliar de escritório, cabeleireira e esteticista.

Jornalista Responsável: Micael Vier Behs