SINVAL SANTOS

"A todo e qualquer momento,

Em toda e qualquer ação

Deixe fluir o sentimento

Leve da meditação."

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NOEL ROSA AO SABOR DE JUÇARA NO SCHIWAZZAPPA

Olá Companheiros da Arte, da Educação e da Vida




Tenho a grata sastifação de partilhar um convite especial para apresentação de uma grande jovem artista em mais um projeto artístico inovador na capital paraense.

Juçara Abé é fruto da terra com a energia, graça e leveza da palmeira que lhe empresta o nome e as pessoas sensíveis e de bem que acompanham a história da Arte no Pará, com certeza ficarão muito felizes em degustar o sabor musical desse fruto em toda sua beleza ao ser servido e sorvido ao deleite das audições.

Desta vez o menu principal será uma apresentação músical também em homenagem póstuma, não mais ao artista regional como fez na opereta "Reinavam com o Castiçal" de autoria de Rafael Lima, frondosa árvore genealógica do pé que brotou Juçara, em tributo ao grande escritor Dalcídio Jurandir.

Neste próximo espetáculo irá muito além das limitações das cuias e alguidares de um sabor marajoara, extrapolando as fronteiras da região amazônica, abrangendo o aspecto da música nacional no universo de Noel Rosa, coincidentemente rosa, o lirismo da bela flor universal fazendo com que fluentemente o jardim polinize o pomar ou vice-versa.



HÁ BRAÇOS

Sinval Santos

 
O centenário de nascimento do grande sambista Noel Rosa, que é comemorado no dia 11 de dezembro deste ano, será celebrado também em Belém do Pará. No dia 08 de dezembro de 2010, o projeto “uma quarta de música” do teatro Margarida Schivasappa, abre as suas portas para o show “Para sempre Noel: 100 anos de samba e poesia”, realizado pelo quarteto “Latitude”. Composto pela cantora Juçara Abé, pelo flautista Wilson Camargo Sena, Álvaro Rachid (Zé Old) nos violões e Eduardo Matos (baixo), o quarteto vem ensaiando e adentrando o universo Noel Rosa desde o mês de março deste ano. Nesta jornada, desvelaram as diversas faces do Poeta da Vila: o crítico, o romântico, o boêmio, o malandro.


Na tentativa de fazer o público compreender ao mínimo a biografia de Noel Rosa, o show traz também clássicos como “Fita amarela” e “Com que roupa”, e promete transportar os fãs de Noel numa viagem poética de encontro do presente com os remotos passados da boemia carioca.

A grande admiração de Noel pela voz feminina é marcada na voz de Juçara Abé e traz também a participação da contrauto Adriana Cavalcante. O cantor Olivar Barreto não podia estar fora deste show, visto que neste ano, também homenageou o Poeta da Vila com o show “Uma rosa pra Noel”. No mais, diversas surpresas: bem representando os sopros das rodas de samba de Vila Izabel, temos Wilson Camargo Sena, um dueto especial de Juçara e Camila Rachid, de apenas nove anos de idade em “João Ninguém”, e uma baixista russa. Resumindo, o público que quer conhecer Noel sairá satisfeito, mas o show traz também momentos de reflexão e para os que querem cantar, podem soltar a voz, pois as músicas mais conhecidas de Noel não estão fora do repertório.



Serviço:

Show “Para Sempre Noel: 100 anos de samba e poesia” / Quarteto Latitude

Teatro Margarida Schivasappa

Data: 08/ 12/ 2010

Horário: 20:00 hs

Ingressos: R$ 10, 00 (8217-3135/ 8739-9168)