SINVAL SANTOS

"A todo e qualquer momento,

Em toda e qualquer ação

Deixe fluir o sentimento

Leve da meditação."

sexta-feira, 31 de julho de 2015

BATUQUE COM POESIA 2010



   A postagem a seguir, está registrada enquanto rascunho no meu blog desde dezembro de 2010 e por motivos técnicos, só agora, mais recentemente fui percebê-la e acho muito importante publicar as fotos junto com o texto quase todo já pronto na época.                                
   O Batuque com Poesia, é um evento que acontece anualmente, sendo  a mistura de falas e sons para marcar com atos e fatos o Dia Nacional da Consciência Negra realizado por um grupo de amigos. Esse ano, ocorreu no dia 20 de novembro, no bar do Potyguar, na Alameda N-5, do Conjunto COHAB, bairro da Agulha no Distrito de Icoaracy.
  É muito importante termos a consciência política de que nós somos negros/as, fazemos a história e estamos construindo o nosso tempo e o nosso espaço com trabalho, sonhos muita vontade de fazer existir um mundo com pessoas mais éticas, humanas e solidárias. Um mundo onde não sejam necessárias discriminações, preconceitos, intolerâncias e injustiças sociais. Então, o batuque com poesia é um espaço de reflexão e arte a favor da edificação do nosso papel político e social dentro de nossos diversos contextos.
  Esse, é sempre um evento muito  especial apesar das dificuldades vivenciadas para sua realização, mas que terminam sendo superadas a partir da energia e boa vontade que move seus organizadores.

  Na ocasião,  os convidados foram presenteados com uma bela peça de artesanato em cerâmica moldada  em Icoaracy como recordação do evento e várias belas peças muscais de compositores locais e com violão e voz  pelo aniversariante na ocasião, nosso querido amigo Tony, que também nos brindou com suas canções.
 Vale ressaltar a riqueza do bifet organizado a partir de pratos fornecidos por nosso anfitrião e também por contribuições das pessoas que se faziam presentes, sendo alguns vegetarianos ou veganos.
Tivemos momentos de discurso e de reflexões, mesclados com poesias e performances, com a presença do editor e poeta Claudio Cardoso, do poeta cordelista Apolo da Caratateua,
da professora e performancer Sol,  do percussionista Flávio da Gama e do Bil e foi mais um momento de grande felicidade por poder me apresentar com essas pessoas na percussão ao lado do meu sobrinho Francisco Alencar no baixolão.
Tenho a grata satisfação de partilhar o convite de um grande educador que acredita e investe na arte enquanto instrumento de transformação social.   
      
   
Vida longa ao Wagner Magno e seus colaboradores que acreditam e investem na arte enquanto instrumento de transformação social  com suas ações artísticas e pedagógicas  em busca de um mundo mais solidário!

      





    

























Nenhum comentário:

Postar um comentário